2013-04-17

Para que serve um Workshop de Yoga?




Como é que se aprende Yoga? 
Praticando Asanas, mais tarde acrescentando Pranayama e aos poucos indo integrando na pratica todos os patamares do Yoga.
Iniciamos o percurso com duas aulas por semana, depois começamos a praticar também em casa, pouco a pouco, diariamente; este processo da prática pessoal demora muito tempo a consolidar-se. Lembro-me de quando iniciei o Yoga chegar a casa e tomar nota de tudo o que tinha feito, quais as asanas e qual a sequência,  para depois a poder experimentar sozinha por minha conta, com tempo para repetir e experimentar de novo.
O Primeiro Workshop de Yoga
Quando comecei a praticar Yoga, em 93, logo nesse primeiro ano, participei em um fim de semana de yoga, com um Mestre convidado.
Foi um pouco deslumbrante para mim....conheci mais pessoas que falavam a minha linguagem e tinham os mesmos interesses.....Achei-me um “bicho menos raro”. E percebi melhor algumas coisas que eram ditas nas aulas e que, às vezes, não me faziam sentido.

Desde então, sempre procurei aprofundar os meus conhecimentos de Yoga. E todos os anos lá rumava por uma semana, para algum local (infelizmente fora do meu País) onde um professor conceituado ensinava aquilo que eu tanto queria saber e que me parecia necessitar de uma aprendizagem por tempo ilimitado.

Mas quanto mais aprendia, para além de melhor perceber a minha ignorância, mais eu me interessava pelo assunto e mais tinha a certeza de que “várias vidas” serão precisas para algum conhecimento verdadeiro. Ao mesmo tempo, pensava que, assim sendo, “não há tempo a perder, tenho de filtrar a informação, criar prioridades e segui-las e aprofundar o “tema” de imediato".

Viajar para aprender Yoga
E assim fiz, e durante muitos anos canalizei todas as minhas poupanças para poder viajar e pagar cursos em Espanha, França, Reino Unido e India. Sempre foi dificil - para além do aspecto económico, havia também o lado da família e das férias “gastas” com a prática do Yoga.

Os Workshops de Yoga no Porto
Quando comecei a ter mais acesso a esses professores, porque eu própria passei também a ensinar e assim encontrava-me com os restantes professores frequentemente, pensei que teria de os trazer ao meu País, facilitando a vida a quem pratica yoga ou quer vir a praticar. Assim podem aprender “em casa” aquilo que eu tive de procurar fora. Mas não é minha intenção “coleccionar” nomes ou professores. Tivemos há alguns anos Rajiv Chanchani e iremos tê-lo por cá de novo e temos habitualmente Jayne Orton, uma vez por ano, para um fim de semana alargado. Também o professor Patxi Lizardi vem três vezes por ano a Portugal, mas neste caso os workshops não são abertos a todos.

Para mim, que tive de lutar para abrir caminho neste “carreirinho” estreito (e já agora, diga-se que é um caminho sem volta) que é o Yoga, que tive de viajar vezes sem conta para aulas e sessões de prática intensa com o meu Professor que ensina em Madrid,  ter um professor cá, no “nosso sítio”, no Centro de IYENGAR® Yoga do Porto, é ..... um luxo!

Mas porque são estes workshops importantes? 
Para que serve um workshop de Yoga? 
A prática e o ensino, sendo aqui mais alargado, possibilita um tipo de abordagem mais detalhada e exemplificada das asanas do que acontece normalmente nas aulas de 90 minutos. A condução para as posturas seleccionadas pelo professor, é aqui feita através de posturas preparatórias com explicações e até adaptações às limitações da cada aluno. As dificuldades podem aqui ser geridas de forma eficiente, sendo assim ultrapassadas ou contornadas. 

Uma das curiosidades que sempre verifiquei nos workshops, era o facto de os mesmos ajustamentos, quer acções quer movimentos, serem abordados e ensinados com linguagem diferente e focus diferentes. Ou seja, muitas vezes não percebemos exactamente o que pretende o professor com determinadas expressões (exemplo: “ancas compactas”); mas outro professor pode explicar exactamente a mesma acção com diferentes palavras que para nós fazem todo o sentido (“anca direita contra a anca esquerda e vice versa”). 

Yoga - Corpo, Mente, Alma
Enfim, em uma só palavra, os Workshops de Yoga, neste caso de IYENGAR® Yoga, ajudam-nos a aprofundar os nossos conhecimentos, a nossa prática. Conectam-nos mais profundamente connosco. Para um principiante, a sua prática avança. Para um não principiante, a interconexão vai-se manifestando - corpo, mente e respiração unem-se em cada asana. Fazem-nos avançar neste nosso caminho e assim ir sentindo de forma mais consciente, os benefícios da prática de Yoga. 

Depois de isto dito, o que acham? Valerá a pena participar nestes Workshops? Qual é a vossa opinião?

Sem comentários:

Enviar um comentário